- Carga Horária: 8H
- Área: Saúde
- Forma de Organização: Presencial
Objetivos Gerais
No final deste curso os formandos deverão ser capazes de conhecer e aplicar técnicas de primeiros socorros, de forma a poderem prestar a primeira assistência a vítimas de acidente ou de doença súbita, até à chegada dos meios de socorro.
Objetivos Específicos
Identificar e conhecer as noções básicas de primeiros socorros e de suporte básico de vida
Compreender como é organizado e coordenado o Sistema Integrado de Emergência Médica
Responder eficazmente a uma situação de acidente ou doença súbita (hemorragia, intoxicação, engasgamento, queimaduras, lesões, etc) permitindo a estabilidade da vítima até chegarem ao local os meios e os profissionais especializados
Conteúdos Programáticos
Sistema integrado de emergência médica
Suporte Básico de Vida
– A cadeia de sobrevivência
– Paragem cardiorrespiratória
– Obstrução da via aérea
– Posição lateral de segurança – PLS
Noções de emergências médicas
– Acidente vascular cerebral
– Enfarte agudo do miocárdio
– Procedimentos em caso de acidente
Destinatários
Este curso destina-se a colaboradores de empresas no âmbito das medidas gerais da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (SHST), conforme o Artigo 20º da Lei nº 102/2009 de 10 de setembro.
Modalidade de Formação
Formação contínua (OFP).
Recursos Materiais e Pedagógicos
Sala de formação teórica, com dimensão e mobiliário adequado, condições ambientais e de higiene e segurança adequadas ao desenvolvimento da ação.
Recursos didáticos projetáveis (projetor de vídeo, tela, computador), dossier do formando e material de escrita.
Equipamentos para prática simulada (manequim, boquilhas, gel de mãos, etc).
Metodologias de Formação
Utilização conjunta de métodos expositivos e ativos, com recurso a diferentes técnicas pedagógicas potenciadoras da aprendizagem, designadamente: autodiagnósticos, aplicação através da prática simulada e outros desafios que promovam a aplicação no contexto socio-profissional. Formação centrada no formando, promovendo a autoaprendizagem e que perspetivem utilizar os conhecimentos adquiridos no quotidiano profissional.
Metodologias de Avaliação
A estrutura definida para a metodologia de avaliação assenta num processo composto por três fases devidamente estruturadas, iniciando-se com um procedimento de diagnóstico, que tem como objetivo a identificação de conhecimentos e expectativas dos formandos.
No decorrer da ação procede-se à avaliação formativa onde se pretende identificar eventuais desvios dos objetivos e reajustá-los.
No final da ação realiza-se o procedimento sumativo com avaliação de conhecimentos, competências técnicas e transversais adquiridas.
Taxa de assiduidade obrigatória 100%.
Certificação
A FEIJÃO é uma entidade certificada pela DGERT.
Após concluída a formação com aproveitamento, será emitido um Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho. Esta certificação será igualmente registada no Passaporte Qualifica do formando.