- Carga Horária: 8H
- Área: Desenvolvimento Pessoal
- Forma de Organização: Presencial
Objetivos Gerais
No final deste curso os formandos deverão ser capazes de resolver conflitos de uma forma construtiva e eficaz para o aumento da qualidade do ambiente de trabalho e da produtividade laboral.
Objetivos Específicos
Definir conflito
Identificar as principais causas de conflito laboral
Reconhecer os 5 pilares do relacionamento interpessoal
Aplicar os 5 C’s para a excelência do trabalho de equipa
Caracterizar os níveis de maturidade de uma equipa
Relacionar a gestão construtiva de conflitos com a liderança das emoções
Elaborar compromisso individual de melhoria
Conteúdos Programáticos
Conceito de conflito
Principais causas de conflito laboral
Os 5 pilares do relacionamento interpessoal
Os 5 C´s da excelência do trabalho de equipa
Níveis de maturidade da equipa
Gestão construtiva de conflitos e liderança das emoções
Compromisso individual de melhoria
Destinatários
Este curso destina-se a todos os profissionais que pretendam adquirir competências para a resolução construtiva de conflitos e para a melhoria do bem-estar e da produtividade laboral.
Modalidade de Formação
Formação contínua (OFP).
Recursos Materiais e Pedagógicos
Sala de formação teórica, com dimensão e mobiliário adequado, condições ambientais e de higiene e segurança adequadas ao desenvolvimento da ação.
Recursos didáticos projetáveis (projetor de vídeo, tela, computador), dossier do formando e material de escrita.
Metodologias de Formação
Considerando o perfil dos formandos e a natureza dos objetivos de aprendizagem, é fundamental que o formador faça uso dos métodos ativos à disposição, abordando os conteúdos programáticos de forma interrogativa, demonstrativa e experiencial, sempre que possível, para o melhor desenvolvimento das competências do programa e que perspetivem utilizar os conhecimentos adquiridos no quotidiano profissional.
Metodologias de Avaliação
A estrutura definida para a metodologia de avaliação assenta num processo composto por três fases devidamente estruturadas, iniciando-se com um procedimento de diagnóstico, que tem como objetivo a identificação de conhecimentos e expectativas dos formandos.
No decorrer da ação procede-se à avaliação formativa onde se pretende identificar eventuais desvios dos objetivos e reajustá-los.
No final da ação realiza-se o procedimento sumativo com avaliação de conhecimentos, competências técnicas e transversais adquiridas.
Taxa de assiduidade obrigatória 100%.
Certificação
A FEIJÃO é uma entidade certificada pela DGERT.
Após concluída a formação com aproveitamento, será emitido um Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho. Esta certificação será igualmente registada no Passaporte Qualifica do formando.