- Carga Horária: 25H
- Área: Comércio
- Forma de Organização: Presencial
Objetivos Gerais
No final deste curso os formandos deverão ser capazes de reconhecer a importância do atendimento ao cliente para o desenvolvimento do negócio, entender o atendimento enquanto fator determinante para a imagem da empresa, conhecer e a aplicar as técnicas de atendimento adequadas a cada cliente e a cada situação.
Objetivos Específicos
Identificar e aplicar os procedimentos do atendimento de clientes
Aplicar as técnicas de venda presencial
Conteúdos Programáticos
Atendimento orientado para o cliente
Procedimentos do atendimento e da relação comercial
Técnicas de venda
Diagnóstico da venda
Criação de necessidades no cliente
Venda centrada nos benefícios dos produtos e serviços
Argumentação e persuasão
Técnicas de influência na decisão de compra
Cross selling
Técnicas de fecho
Gestão do contacto no pós-venda
Rentabilização do tempo no processo de maximização da venda
Fidelização através da reclamação
Destinatários
Este curso destina-se a empreendedores e empresários, gestores e responsáveis pelo atendimento a clientes, chefes de vendas, profissionais do atendimento ao público, comerciais e a todos os profissionais interessados em desenvolver competências nesta área por motivos profissionais.
Modalidade de Formação
Formação Modular Certificada (FM).
Recursos Materiais e Pedagógicos
Sala de formação teórica, com dimensão e mobiliário adequado, condições ambientais e de higiene e segurança adequadas ao desenvolvimento da ação.
Recursos didáticos projetáveis (projetor de vídeo, tela, computador), dossier do formando e material de escrita.
Metodologias de Formação
Utilização conjunta de métodos expositivos e ativos, com recurso a diferentes técnicas pedagógicas potenciadoras da aprendizagem, designadamente: autodiagnósticos, autoanálise, roleplay, estudos de caso, entre outros. Pedagogia ativa e participativa, envolvendo treino individual de situações de atendimento e venda, estudo e simulação de casos. Cada formando poderá refletir sobre o seu perfil individual da função profissional que desempenha e trabalhar na evolução.
Metodologias de Avaliação
A estrutura definida para a metodologia de avaliação assenta num processo composto por três fases, iniciando-se com um procedimento de diagnóstico, que tem como objetivo a identificação de conhecimentos e expectativas dos formandos.
No decorrer da ação procede-se à avaliação formativa onde se pretende identificar eventuais desvios dos objetivos e reajustá-los.
No final da ação realiza-se o procedimento sumativo com avaliação de conhecimentos, competências técnicas e transversais adquiridas.
Taxa de assiduidade mínima não inferior a 90%, ou seja, permite 10% faltas justificadas ou injustificadas da carga horária total do curso.
Certificação
A FEIJÃO é uma entidade certificada pela DGERT.
Após concluída a formação com aproveitamento, será emitido um Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho. Esta certificação será igualmente registada no Passaporte Qualifica do formando.
Possibilidade de emissão de declaração de frequência de formação, com respetivo registo de horas frequentadas, para formandos que não concluam o curso.