- Carga Horária: 50H
- Área: Educação
- Forma de Organização: Presencial
Objetivos Gerais
No final deste curso os formandos deverão conhecer as necessidades educativas especiais de uma forma geral e ter a capacidade de selecionar estratégias mais adequadas mediante o perfil educativo da criança e as funções a desempenhar.
Objetivos Específicos
Distinguir os conceitos de educação inclusiva e de necessidades educativas específicas
Reconhecer os fatores que determinam as necessidades educativas específicas
Relacionar os fatores que determinam as necessidades educativas específicas
Reconhecer a interação que deve existir entre a família e a equipa educativa
Conteúdos Programáticos
Educação inclusiva
– Princípios e valores da educação inclusiva
– Diversidade individual e social
– Equidade no acesso a uma educação de qualidade
– Oportunidades educativas
– Valorização da diversidade
– Princípio da não discriminação
Necessidades educativas específicas: Interação entre fatores intrínsecos e fatores ambientais
– Conceitos de atividade e participação
– Conceito de deficiências e incapacidade
– Modelo de funcionalidade e incapacidade
– Fatores intrínsecos à criança
– Estruturas e funções do corpo
– Alterações nas estruturas e funções do corpo
– Fatores ambientais – facilitadores ou barreiras à atividade e participação
– Produtos e tecnologia
– Ambiente natural e acessibilidade
– Apoio e relacionamentos
– Atitudes
– Serviços, sistemas e políticas
Interação família/equipa educativa
Destinatários
Este curso destina-se a professores, educadores de infância, assistentes de ação educativa, auxiliares de educação, assistentes operacionais e técnicos de saúde cujo trabalho envolvam crianças e jovens com necessidades especiais, assim como a todos os profissionais interessados em desenvolver competências nesta área por motivos profissionais.
Modalidade de Formação
Formação Modular Certificada (FM).
Recursos Materiais e Pedagógicos
Sala de formação teórica, com dimensão e mobiliário adequado, condições ambientais e de higiene e segurança adequadas ao desenvolvimento da ação.
Recursos didáticos projetáveis (projetor de vídeo, tela, computador), dossier do formando e material de escrita.
Metodologias de Formação
Utilização conjunta de métodos expositivos e ativos, com recurso a diferentes técnicas pedagógicas potenciadoras da aprendizagem, designadamente: autodiagnósticos, autoanálise, roleplay, estudos de caso, entre outros. Pedagogia ativa e participativa, envolvendo treino individual de situações de trabalho realizado com crianças com NEE’s, estudo e simulação de casos. Cada formando poderá refletir sobre o seu perfil individual da função profissional que desempenha e trabalhar na evolução.
Metodologias de Avaliação
A estrutura definida para a metodologia de avaliação assenta num processo composto por três fases devidamente estruturadas, iniciando-se com um procedimento de diagnóstico, que tem como objetivo a identificação de conhecimentos e expectativas dos formandos.
No decorrer da ação procede-se à avaliação formativa onde se pretende identificar eventuais desvios dos objetivos e reajustá-los.
No final da ação realiza-se o procedimento sumativo com avaliação de conhecimentos, competências técnicas e transversais adquiridas.
Taxa de assiduidade mínima não inferior a 90%, ou seja, permite 10% faltas justificadas ou injustificadas da carga horária total do curso.
Certificação
A FEIJÃO é uma entidade certificada pela DGERT.
Após concluída a formação com aproveitamento, será emitido um Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho. Esta certificação será igualmente registada no Passaporte Qualifica do formando.
Possibilidade de emissão de declaração de frequência de formação, com respetivo registo de horas frequentadas, para formandos que não concluam o curso.