Educação inclusiva e necessidades educativas específicas (UFCD 9649)

Aposte na inclusão, venha conhecer a história das NEE's, as principais problemáticas e estratégias de intervenção em contexto educativo.
CANVA - Intervenção pedagógica com crianças e jovens com necessidades educativas específicas (UFCD 9647)

Objetivos Gerais

No final deste curso os formandos deverão conhecer as necessidades educativas especiais de uma forma geral e ter a capacidade de selecionar estratégias mais adequadas mediante o perfil educativo da criança e as funções a desempenhar.

Objetivos Específicos

Distinguir os conceitos de educação inclusiva e de necessidades educativas específicas
Reconhecer os fatores que determinam as necessidades educativas específicas
Relacionar os fatores que determinam as necessidades educativas específicas
Reconhecer a interação que deve existir entre a família e a equipa educativa

Conteúdos Programáticos

Educação inclusiva
 – Princípios e valores da educação inclusiva
   – Diversidade individual e social
   – Equidade no acesso a uma educação de qualidade
   – Oportunidades educativas
   – Valorização da diversidade
   – Princípio da não discriminação
Necessidades educativas específicas: Interação entre fatores intrínsecos e fatores ambientais
 – Conceitos de atividade e participação
 – Conceito de deficiências e incapacidade
 – Modelo de funcionalidade e incapacidade
   – Fatores intrínsecos à criança
     – Estruturas e funções do corpo
     – Alterações nas estruturas e funções do corpo
     – Fatores ambientais – facilitadores ou barreiras à atividade e participação
   – Produtos e tecnologia
   – Ambiente natural e acessibilidade
   – Apoio e relacionamentos
   – Atitudes
   – Serviços, sistemas e políticas
Interação família/equipa educativa

Destinatários

Este curso destina-se a professores, educadores de infância, assistentes de ação educativa, auxiliares de educação, assistentes operacionais e técnicos de saúde cujo trabalho envolvam crianças e jovens com necessidades especiais, assim como a todos os profissionais interessados em desenvolver competências nesta área por motivos profissionais.

Formação Modular Certificada (FM).

Sala de formação teórica, com dimensão e mobiliário adequado, condições ambientais e de higiene e segurança adequadas ao desenvolvimento da ação.
Recursos didáticos projetáveis (projetor de vídeo, tela, computador), dossier do formando e material de escrita.

Utilização conjunta de métodos expositivos e ativos, com recurso a diferentes técnicas pedagógicas potenciadoras da aprendizagem, designadamente: autodiagnósticos, autoanálise, roleplay, estudos de caso, entre outros. Pedagogia ativa e participativa, envolvendo treino individual de situações de trabalho realizado com crianças com NEE’s, estudo e simulação de casos. Cada formando poderá refletir sobre o seu perfil individual da função profissional que desempenha e trabalhar na evolução.

A estrutura definida para a metodologia de avaliação assenta num processo composto por três fases devidamente estruturadas, iniciando-se com um procedimento de diagnóstico, que tem como objetivo a identificação de conhecimentos e expectativas dos formandos.
No decorrer da ação procede-se à avaliação formativa onde se pretende identificar eventuais desvios dos objetivos e reajustá-los.
No final da ação realiza-se o procedimento sumativo com avaliação de conhecimentos, competências técnicas e transversais adquiridas.
Taxa de assiduidade mínima não inferior a 90%, ou seja, permite 10% faltas justificadas ou injustificadas da carga horária total do curso.

A FEIJÃO é uma entidade certificada pela DGERT.
Após concluída a formação com aproveitamento, será emitido um Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho. Esta certificação será igualmente registada no Passaporte Qualifica do formando.
Possibilidade de emissão de declaração de frequência de formação, com respetivo registo de horas frequentadas, para formandos que não concluam o curso.