Inclusão Educativa – Decreto-Lei 54/2018

Entenda o Decreto-Lei nº 54/2018, conheça as respetivas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão e relacione com a respetiva documentação obrigatória.
CANVA - Inclusão Educativa - Decreto-Lei 54-2018

Objetivos Gerais

No final deste curso os formandos deverão ser capazes de identificar as características da educação inclusiva, conhecer medidas a mobilizar e identificar vocabulário específico associado ao Decreto-Lei 54/2018.

Objetivos Específicos

Reconhecer as características do Decreto-Lei 54/2018 e relação com o Decreto-Lei 55/2018
Identificar áreas de envolvência e abrangência de intervenção
Conhecer e saber quando e como mobilizar medidas educativas de apoio à inclusão
Abordar os diferentes recursos internos e externos à escola a mobilizar
Conhecer os elementos e a dinâmica das Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva – EMAEI
Conhecer e compreender a dinâmica teórico-prática entre a legislação e a operacionalização burocrática (RTP, PEI, PIT, Planos de saúde)
Apropriação de vocabulário espefícico emanado da legislação

Conteúdos Programáticos

Enquadramento Teórico e legal
Operacionalização da educação inclusiva
– Equipas
– Documentação
– Estratégias de intervenção

Destinatários

Este curso destina-se a professores, educadores de infância, assistentes de ação educativa, auxiliares de educação, assistentes operacionais, animadores e técnicos/elementos das direções das IPSS, assim como a todos os profissionais interessados em desenvolver competências nesta área por motivos profissionais.

Formação contínua (OFP).

Sala de formação teórica, com dimensão e mobiliário adequado, condições ambientais e de higiene e segurança adequadas ao desenvolvimento da ação.
Recursos didáticos projetáveis (projetor de vídeo, tela, computador), dossier do formando e material de escrita.

Considerando o perfil dos formandos e a natureza dos objetivos de aprendizagem, é fundamental que o formador faça uso dos métodos ativos à disposição, abordando os conteúdos programáticos de forma interrogativa, demonstrativa e experiencial, sempre que possível, para o melhor desenvolvimento das competências do programa e que perspetivem utilizar os conhecimentos adquiridos no quotidiano profissional.

A estrutura definida para a metodologia de avaliação assenta num processo composto por três fases devidamente estruturadas, iniciando-se com um procedimento de diagnóstico, que tem como objetivo a identificação de conhecimentos e expectativas dos formandos.
No decorrer da ação procede-se à avaliação formativa onde se pretende identificar eventuais desvios dos objetivos e reajustá-los.
No final da ação realiza-se o procedimento sumativo com avaliação de conhecimentos, competências técnicas e transversais adquiridas.
Taxa de assiduidade obrigatória 100%.

A FEIJÃO é uma entidade certificada pela DGERT.
Após concluída a formação com aproveitamento, será emitido um Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho. Esta certificação será igualmente registada no Passaporte Qualifica do formando.

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