- Carga Horária: 4H
- Área: Indústrias Alimentares
- Forma de Organização: Presencial
Objetivos Gerais
Dotar os formandos de conhecimento sobre as intolerâncias e alergias alimentares e como promover a qualidade do serviço e segurança na restauração e indústria.
Objetivos Específicos
Diferença entre intolerância alimentar e alergia alimentar
Alergénios na cadeia alimentar
Obrigatoriedades legais na rotulagem de alergénios
Boas práticas na restauração/indústria
Como agir adequadamente numa emergência
Roda dos Alimentos
Dietas Alimentares
Conteúdos Programáticos
Intolerância alimentar vs alergia alimentar
Caracterização do enquadramento legal dos alergénios – Regulamento 1169/2011
Leitura de rótulos
Preparação de alimentos seguros, evicção e contaminação cruzada
Boas práticas na restauração/indústria
Roda dos alimentos
Dietas alimentares
Casos práticos
Esclarecimento de dúvidas
Destinatários
Este curso destina-se a funcionários de restauração, cozinha, atendimento ao público, gestão de compras, empresários, funcionários de empresas do setor alimentar, embalamento, atendimento ao público, rotulagem, serviço de apoio ao cliente.
Modalidade de Formação
Formação contínua (OFP).
Recursos Materiais e Pedagógicos
Sala de formação teórica, com dimensão e mobiliário adequado, condições ambientais e de higiene e segurança adequadas ao desenvolvimento da ação.
Recursos didáticos projetáveis (projetor de vídeo, tela, computador), dossier do formando e material de escrita.
Metodologias de Formação
Considerando o perfil dos formandos e a natureza dos objetivos de aprendizagem, é fundamental que o formador faça uso dos métodos ativos à disposição, abordando os conteúdos programáticos de forma interrogativa, demonstrativa e experiencial, sempre que possível, para o melhor desenvolvimento das competências do programa e que perspetivem utilizar os conhecimentos adquiridos no quotidiano profissional.
Metodologias de Avaliação
A estrutura definida para a metodologia de avaliação assenta num processo composto por três fases devidamente estruturadas, iniciando-se com um procedimento de diagnóstico, que tem como objetivo a identificação de conhecimentos e expectativas dos formandos.
No decorrer da ação procede-se à avaliação formativa onde se pretende identificar eventuais desvios dos objetivos e reajustá-los.
No final da ação realiza-se o procedimento sumativo com avaliação de conhecimentos, competências técnicas e transversais adquiridas.
Taxa de assiduidade obrigatória 100%.
Certificação
A FEIJÃO é uma entidade certificada pela DGERT.
Após concluída a formação com aproveitamento, será emitido um Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho. Esta certificação será igualmente registada no Passaporte Qualifica do formando.