- Carga Horária: 8H
- Área: Segurança e Higiene no Trabalho
- Forma de Organização: Presencial
Objetivos Gerais
No final deste curso os formandos deverão ser capazes de manobrar pontes rolantes e seus similares de acordo com as boas práticas de segurança e procedimentos definidos no DL 50/2005 de 25 de fevereiro.
Objetivos Específicos
Identificar perigos e riscos na operação da Ponte Rolante e seus similares
Efetuar o cálculo de tensão de cintas/correntes e de carga a elevar
Retirar movimentos de oscilação apenas com recurso ao comando
Efetuar movimento de perícia
Realizar sinalização gestual e interpretação da mesma
Conteúdos Programáticos
Noções HST – Enquadramento Legal
– Risco e perigo
– Enquadramento Legal
– Responsabilidade do Operador
Classificação e Tecnologia
– Tipos de pontes rolantes
– Fundamentos de Centro de Gravidade e Estabilidade
– Diagrama de cargas
– Cálculo de tensão de estropos e cintas
– Órgãos de segurança
– Comandos do equipamento
– Inspeção visual e operacional
Riscos na Operação
– Procedimentos de segurança na operação de pontes rolantes
– EPI’s na operação de plataformas elevatórias
– Movimentação e posicionamento de cargas
Prática Simulada: Inspeção visual e operacional
– Órgãos de segurança
– Comandos
– Movimentos da ponte rolante
Prática Simulada:
– Início da manobra
– Lingagem de cargas
– Movimentação de cargas
– Estabilização de cargas (movimento em 1 eixo e 2 eixos)
– Posicionamento de cargas
Destinatários
Este curso destina-se a colaboradores de empresas que necessitem de adquirir conhecimentos acerca de pontes rolantes e seus similares a utilizar na sua atividade profissional.
Modalidade de Formação
Formação contínua (OFP).
Recursos Materiais e Pedagógicos
Sala de formação teórica, com dimensão e mobiliário adequado, condições ambientais e de higiene e segurança adequadas ao desenvolvimento da ação.
Recursos didáticos projetáveis (projetor de vídeo, tela, computador), dossier do formando e material de escrita.
Metodologias de Formação
Considerando o perfil dos formandos e a natureza dos objetivos de aprendizagem, é fundamental que o formador faça uso dos métodos ativos à disposição, abordando os conteúdos programáticos de forma interrogativa, demonstrativa e experiencial, sempre que possível, para o melhor desenvolvimento das competências do programa e que perspetivem utilizar os conhecimentos adquiridos no quotidiano profissional.
Metodologias de Avaliação
A estrutura definida para a metodologia de avaliação assenta num processo composto por três fases devidamente estruturadas, iniciando-se com um procedimento de diagnóstico, que tem como objetivo a identificação de conhecimentos e expectativas dos formandos.
No decorrer da ação procede-se à avaliação formativa onde se pretende identificar eventuais desvios dos objetivos e reajustá-los.
No final da ação realiza-se o procedimento sumativo com avaliação de conhecimentos, competências técnicas e transversais adquiridas.
Taxa de assiduidade obrigatória 100%.
Certificação
A FEIJÃO é uma entidade certificada pela DGERT.
Após concluída a formação com aproveitamento, será emitido um Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho. Esta certificação será igualmente registada no Passaporte Qualifica do formando.