- Carga Horária: 4H
- Área: Desenvolvimento Pessoal
- Forma de Organização: Presencial
Objetivos Gerais
No final deste curso os formandos deverão ser capazes de entender o stress e as suas causas, entender o conceito de resiliência e desenvolver competências pessoais, aprender a gerir e controlar o stress, melhorar a capacidade de lidar com problemas, adaptar-se às mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão. Envolve pensamentos, atitudes e comportamentos que podem ser aprendidos e aperfeiçoados.
Objetivos Específicos
Entender o que é o stress e a resiliência
Compreender a natureza e as causas do stress
Reconhecer o impacto do stress na qualidade de vida e na saúde
Identificar os principais sinais de stress
Conhecer ferramentas / técnicas de gestão de stress
Aplicar a gestão de stress
Promover a resiliência
Conteúdos Programáticos
O stress: o que é, natureza e causas
Os principais sinais de stress
Autodiagnóstico do nível pessoal do stress
A resiliência: o que é, Identificar os âmbitos de aplicação e benefícios de utilização
Saber agir sobre os 4 pilares da resiliência: Autoconfiança, Proatividade, Relações interpessoais positivas, Aprendizagem contínua
Encontrar estratégias alternativas à forma de agir habitual
Ferramentas de gestão de stress
Promover a resiliência
Destinatários
Este curso destina-se a todos os profissionais que, individualmente, pretendam gerir melhor o seu estado de stress e melhorar a capacidade de resiliência, tanto pessoal como profissionalmente.
Modalidade de Formação
Formação contínua (OFP).
Recursos Materiais e Pedagógicos
Sala de formação teórica, com dimensão e mobiliário adequado, condições ambientais e de higiene e segurança adequadas ao desenvolvimento da ação.
Recursos didáticos projetáveis (projetor de vídeo, tela, computador), dossier do formando e material de escrita.
Metodologias de Formação
Considerando o perfil dos formandos e a natureza dos objetivos de aprendizagem, é fundamental que o formador faça uso dos métodos ativos à disposição, abordando os conteúdos programáticos de forma interrogativa, demonstrativa e experiencial, sempre que possível, para o melhor desenvolvimento das competências do programa e que perspetivem utilizar os conhecimentos adquiridos no quotidiano profissional.
Metodologias de Avaliação
A estrutura definida para a metodologia de avaliação assenta num processo composto por três fases devidamente estruturadas, iniciando-se com um procedimento de diagnóstico, que tem como objetivo a identificação de conhecimentos e expectativas dos formandos.
No decorrer da ação procede-se à avaliação formativa onde se pretende identificar eventuais desvios dos objetivos e reajustá-los.
No final da ação realiza-se o procedimento sumativo com avaliação de conhecimentos, competências técnicas e transversais adquiridas.
Taxa de assiduidade obrigatória 100%.
Certificação
A FEIJÃO é uma entidade certificada pela DGERT.
Após concluída a formação com aproveitamento, será emitido um Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho. Esta certificação será igualmente registada no Passaporte Qualifica do formando.