Técnicas de Comunicação no Atendimento

Aprenda as competências que irão ajudar a prestar um excelente atendimento, com excelentes resultados e aumento de vendas.
CANVA - Técnicas de Comunicação no Atendimento

Objetivos Gerais

No final deste curso os formandos deverão ser capazes de identificar as etapas do atendimento, diferentes contextos e públicos, desenvolver o processo do atendimento de acordo com as carracterísticas e competências necessárias a um atendimento bem realizado.

Objetivos Específicos

Aplicar técnicas de comunicação em situação de atendimento de público em diferentes contextos
Distinguir os diferentes tipos de contextos e de públicos
Utilizar a comunicação verbal e não verbal
Praticar os princípios da escuta ativa
Fazer o encaminhamento de situações
Seguir regras do atendimento presencial e telefónico
Usar facilitadores de comunicação

Conteúdos Programáticos

Etapas do atendimento
Diferentes tipos de contextos
Diferentes tipos de públicos
Características essenciais do atendedor
Aspetos comunicacionais verbais e não verbais
A linguagem positiva
Escuta ativa
Facilitadores de comunicação
A assertividade
O feedback
Alinhamento com o contexto organizacional

Destinatários

Este curso destina-se a empreendedores e empresários, gestores e responsáveis pelo atendimento a clientes, chefes de vendas, profissionais do atendimento ao público, comerciais e a todos os profissionais interessados em desenvolver competências nesta área por motivos profissionais.

Formação contínua (OFP).

Sala de formação teórica, com dimensão e mobiliário adequado, condições ambientais e de higiene e segurança adequadas ao desenvolvimento da ação.
Recursos didáticos projetáveis (projetor de vídeo, tela, computador), dossier do formando e material de escrita.

Utilização conjunta de métodos expositivos e ativos, com recurso a diferentes técnicas pedagógicas potenciadoras da aprendizagem, designadamente: autodiagnósticos, autoanálise, roleplay, estudos de caso, entre outros. Pedagogia ativa e participativa, envolvendo treino individual de situações de atendimento e venda, estudo e simulação de casos. Cada formando poderá refletir sobre o seu perfil individual da função profissional que desempenha e trabalhar na evolução.

A estrutura definida para a metodologia de avaliação assenta num processo composto por três fases, iniciando-se com um procedimento de diagnóstico, que tem como objetivo a identificação de conhecimentos e expectativas dos formandos.
No decorrer da ação procede-se à avaliação formativa onde se pretende identificar eventuais desvios dos objetivos e reajustá-los.
No final da ação realiza-se o procedimento sumativo com avaliação de conhecimentos, competências técnicas e transversais adquiridas.
Taxa de assiduidade mínima não inferior a 90%, ou seja, permite 10% faltas justificadas ou injustificadas da carga horária total do curso.

A FEIJÃO é uma entidade certificada pela DGERT.
Após concluída a formação com aproveitamento, será emitido um Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho. Esta certificação será igualmente registada no Passaporte Qualifica do formando.
Possibilidade de emissão de declaração de frequência de formação, com respetivo registo de horas frequentadas, para formandos que não concluam o curso.