- Carga Horária: 4H
- Área: Desenvolvimento Pessoal
- Forma de Organização: Presencial
Objetivos Gerais
No final deste curso os formandos deverão estar aptos a identificar e gerir as suas emoções.
Objetivos Específicos
Identificar e diferenciar os sentimentos e as emoções
Interpretar as emoções
Compreender e associar o comportamento emocional e as relações sociais
Compreender o conceito de Inteligência Emocional
Conhecer as Estratégias de gestão das emoções
Aplicar as Estratégias de gestão das emoções no seu desempenho pessoal e profissional
Conteúdos Programáticos
Conceito de Emoção e Sentimento
Tipos de emoções e sentimentos
Características das emoções
Componentes das emoções
Características fisiológicas, cognitivas e comportamentais das emoções
– Perspetiva Evolutiva das Emoções – Darwin
– Perspetiva Fisiológica – William James
– Perspetiva Cognitiva
– Perspetiva Sócio-Cultural – Lev Vygotsky
– Tríade cognitiva
Conceito de inteligência emocional
– 4 domínios da inteligência emocional
– Estratégias de gestão das emoções
Destinatários
Este curso destina-se a todos os profissionais que pretendam desenvolver a sua inteligência emocional, de forma a atingir o bem-estar em âmbito profissional.
Modalidade de Formação
Formação contínua (OFP).
Recursos Materiais e Pedagógicos
Sala de formação teórica, com dimensão e mobiliário adequado, condições ambientais e de higiene e segurança adequadas ao desenvolvimento da ação.
Recursos didáticos projetáveis (projetor de vídeo, tela, computador), dossier do formando e material de escrita.
Metodologias de Formação
Considerando o perfil dos formandos e a natureza dos objetivos de aprendizagem, é fundamental que o formador faça uso dos métodos ativos à disposição, abordando os conteúdos programáticos de forma interrogativa, demonstrativa e experiencial, sempre que possível, para o melhor desenvolvimento das competências do programa e que perspetivem utilizar os conhecimentos adquiridos no quotidiano profissional.
Metodologias de Avaliação
A estrutura definida para a metodologia de avaliação assenta num processo composto por três fases devidamente estruturadas, iniciando-se com um procedimento de diagnóstico, que tem como objetivo a identificação de conhecimentos e expectativas dos formandos.
No decorrer da ação procede-se à avaliação formativa onde se pretende identificar eventuais desvios dos objetivos e reajustá-los.
No final da ação realiza-se o procedimento sumativo com avaliação de conhecimentos, competências técnicas e transversais adquiridas.
Taxa de assiduidade obrigatória 100%.
Certificação
A FEIJÃO é uma entidade certificada pela DGERT.
Após concluída a formação com aproveitamento, será emitido um Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho. Esta certificação será igualmente registada no Passaporte Qualifica do formando.