- Carga Horária: 4H
- Área: Educação
- Forma de Organização: Presencial
Objetivos Gerais
No final deste curso os formandos deverão ser capazes de identificar a PEA como disfunção do neurodesenvolvimento, conhecer as principais características que a tipificam associando a estratégias de intervenção.
Objetivos Específicos
Identificar a PEA como uma disfunção do neurodesenvolvimento
Conhecer as principais características associadas às sub-categorias da PEA
Explorar estratégias de integração em contexto de grupos e/ou sala de aula
Conhecer metodologias pedagógicas e refletir na sua organização e dinâmica
Abordar a importância de estratégias de comunicação
Conteúdos Programáticos
Conceito de Perturbação do Espectro do Autismo
Intervenção Pedagógica em contexto de sala de aula ou grupos
Sistemas de comunicação aumentativa e alternativa
Destinatários
Este curso destina-se a professores, educadores de infância, assistentes de ação educativa, auxiliares de educação, assistentes operacionais e animadores, assim como a todos os profissionais interessados em desenvolver competências nesta área por motivos profissionais.
Modalidade de Formação
Formação contínua (OFP).
Recursos Materiais e Pedagógicos
Sala de formação teórica, com dimensão e mobiliário adequado, condições ambientais e de higiene e segurança adequadas ao desenvolvimento da ação.
Recursos didáticos projetáveis (projetor de vídeo, tela, computador), dossier do formando e material de escrita.
Metodologias de Formação
Considerando o perfil dos formandos e a natureza dos objetivos de aprendizagem, é fundamental que o formador faça uso dos métodos ativos à disposição, abordando os conteúdos programáticos de forma interrogativa, demonstrativa e experiencial, sempre que possível, para o melhor desenvolvimento das competências do programa e que perspetivem utilizar os conhecimentos adquiridos no quotidiano profissional.
Metodologias de Avaliação
A estrutura definida para a metodologia de avaliação assenta num processo composto por três fases devidamente estruturadas, iniciando-se com um procedimento de diagnóstico, que tem como objetivo a identificação de conhecimentos e expectativas dos formandos.
No decorrer da ação procede-se à avaliação formativa onde se pretende identificar eventuais desvios dos objetivos e reajustá-los.
No final da ação realiza-se o procedimento sumativo com avaliação de conhecimentos, competências técnicas e transversais adquiridas.
Taxa de assiduidade obrigatória 100%.
Certificação
A FEIJÃO é uma entidade certificada pela DGERT.
Após concluída a formação com aproveitamento, será emitido um Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho. Esta certificação será igualmente registada no Passaporte Qualifica do formando.