O Brincar e a Psicomotricidade

Brincar - a atividade principal da criança. Conheça as etapas da infância e as vantagens do desenvolvimento psicomotor enquanto brinca, aprende, explora e cresce.
CANVA - O Brincar e a Psicomotricidade

Objetivos Gerais

No final deste curso os formandos deverão ser capazes de entender os diferentes estádios de desenvolvimento das crianças, o conceito de brincar (livre e semi-estruturado) para atingir os fatores psicomotores. Pretende-se que sejam capazes de aplicar diferentes estratégias em contexto natural.

Objetivos Específicos

Conhecer os estadios de desenvolvimento na 1º infância
Perceber a importância do brincar nas diferentes etapas da infância
Conhecer os fatores psicomotores
Identificar oportunidades para explorar os fatores psicomores nas brincadeiras livres e/ou semi-estruturadas

Conteúdos Programáticos

Quais os marcos de desenvolvimento mais importantes a ter em conta na infância
Que brincadeiras potencializam o desenvolvimento da criança
Perceber os fatores psicomotores como objetivo de brincadeira dentro e fora de “casa”
Desenvolver um Plano de intervenção no exterior: a chuva também é boa!

Destinatários

Este curso destina-se a professores, educadores de infância, assistentes de ação educativa, auxiliares de educação, assistentes operacionais e animadores, assim como a todos os profissionais interessados em desenvolver competências nesta área por motivos profissionais.

Formação contínua (OFP).

Sala de formação teórica, com dimensão e mobiliário adequado, condições ambientais e de higiene e segurança adequadas ao desenvolvimento da ação.
Recursos didáticos projetáveis (projetor de vídeo, tela, computador), dossier do formando e material de escrita.

Considerando o perfil dos formandos e a natureza dos objetivos de aprendizagem, é fundamental que o formador faça uso dos métodos ativos à disposição, abordando os conteúdos programáticos de forma interrogativa, demonstrativa e experiencial, sempre que possível, para o melhor desenvolvimento das competências do programa e que perspetivem utilizar os conhecimentos adquiridos no quotidiano profissional.

A estrutura definida para a metodologia de avaliação assenta num processo composto por três fases devidamente estruturadas, iniciando-se com um procedimento de diagnóstico, que tem como objetivo a identificação de conhecimentos e expectativas dos formandos.
No decorrer da ação procede-se à avaliação formativa onde se pretende identificar eventuais desvios dos objetivos e reajustá-los.
No final da ação realiza-se o procedimento sumativo com avaliação de conhecimentos, competências técnicas e transversais adquiridas.
Taxa de assiduidade obrigatória 100%.

A FEIJÃO é uma entidade certificada pela DGERT.
Após concluída a formação com aproveitamento, será emitido um Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho. Esta certificação será igualmente registada no Passaporte Qualifica do formando.