Comunicação Positiva e Assertiva na Infância

Conheça estratégias para intervir na regulação emocional em contexto educativo, com estratégias de comunicação e resolução de problemas.
CANVA - Comunicação Positiva e Assertiva na Infância

Objetivos Gerais

No final deste curso os formandos deverão ser capazes de identificar diferentes formas de comunicação positiva e assertiva; selecionar as melhores estratégias de antecipação de comportamentos indesejados, promotoras de bem estar e regulação da criança; fomentar a auto-estima da criança.

Objetivos Específicos

Conhecer e refletir nas formas de comunicação
Abordar os diferentes intervenientes comunicativos a sua importância e implicações no desenvolvimento da criança
Conhecer estratégias adequadas para situações específicas na resolução de conflitos
Conhecer e valorizar estratégias de antecipação de conflitos

Conteúdos Programáticos

Processos comunicativos
Estratégias de autorregulação comunicativa no apoio à regulação da criança
Estratégias de antecipação e de resolução de conflitos

Destinatários

Este curso destina-se a professores, educadores de infância, assistentes de ação educativa, auxiliares de educação, assistentes operacionais e animadores, assim como a todos os profissionais interessados em desenvolver competências nesta área por motivos profissionais.

Formação contínua (OFP).

Sala de formação teórica, com dimensão e mobiliário adequado, condições ambientais e de higiene e segurança adequadas ao desenvolvimento da ação.
Recursos didáticos projetáveis (projetor de vídeo, tela, computador), dossier do formando e material de escrita.

Considerando o perfil dos formandos e a natureza dos objetivos de aprendizagem, é fundamental que o formador faça uso dos métodos ativos à disposição, abordando os conteúdos programáticos de forma interrogativa, demonstrativa e experiencial, sempre que possível, para o melhor desenvolvimento das competências do programa e que perspetivem utilizar os conhecimentos adquiridos no quotidiano profissional.

A estrutura definida para a metodologia de avaliação assenta num processo composto por três fases devidamente estruturadas, iniciando-se com um procedimento de diagnóstico, que tem como objetivo a identificação de conhecimentos e expectativas dos formandos.
No decorrer da ação procede-se à avaliação formativa onde se pretende identificar eventuais desvios dos objetivos e reajustá-los.
No final da ação realiza-se o procedimento sumativo com avaliação de conhecimentos, competências técnicas e transversais adquiridas.
Taxa de assiduidade obrigatória 100%.

A FEIJÃO é uma entidade certificada pela DGERT.
Após concluída a formação com aproveitamento, será emitido um Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho. Esta certificação será igualmente registada no Passaporte Qualifica do formando.

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