E-formador: da teoria à prática

Torne-se um e-Formador de excelência! Conheça e explore ferramentas digitais, compreenda a teoria do e-learning e capacite-se para criar e acompanhar cursos online inovadores e eficazes, transformando a educação digital.
CANVA - E-formador_ da teoria à prática

Objetivos Gerais

Este curso pretende dotar o e-formador de competências para o desempenho de cursos online. Irá permitir identificar ambientes digitais nas suas características de conceção, comunicação e interação pedagógica, para um correto desenvolvimento de formação à distância.

Objetivos Específicos

No final da formação, os formandos deverão ser capazes de:
– Entender o que é a formação à distância
– Distinguir as diferentes formas de organização de formação
– Compreender o perfil de e-formador
– Conhecer ferramentas digitais e criar recursos para formação e-learning
– Aplicar as ferramentas para avaliação online
– Desenvolver um mini curso em ferramentas e-learning

Conteúdos Programáticos

e-Learning – A formação A distância
Recursos Pedagógicos na WWW
e-Formador
Pedagogia e Dinâmicas de grupos online
e-Conteúdos I – manuais digitais
e-Conteúdos II – e-Atividades
Ambientes digitais – Plataformas LMS
Avaliação online
Projeto Final

Destinatários

Este curso destina-se a professores, formadores e outros profissionais que que pretendam desenvolver formação online e/ou melhorar os seus conhecimentos e ferramentas online.

Formação contínua (OFP).

Sala de formação teórica, com dimensão e mobiliário adequado, condições ambientais e de higiene e segurança adequadas ao desenvolvimento da ação.
Recursos didáticos projetáveis (projetor de vídeo, tela, computador), internet, dossier do formando e material de escrita.
Os formandos devem possuir: equipamento informático com ligação à internet para as sessões de formação, conhecimentos básicos de informática enquanto utilizadores regulares, para uma melhor aplicabilidade das temáticas.

Utilização conjunta de métodos expositivos e ativos, com recurso a diferentes técnicas pedagógicas potenciadoras da aprendizagem, designadamente: autodiagnósticos, autoanálise e outros desafios que promovam a aplicação no contexto profissional. Formação centrada no formando, promovendo a autoaprendizagem. Pedagogia ativa e participativa, envolvendo treino nas várias ferramentas abordadas, individual e grupo.

A estrutura definida para a metodologia de avaliação assenta num processo composto por três fases devidamente estruturadas, iniciando-se com um procedimento de diagnóstico, que tem como objetivo a identificação de conhecimentos e expectativas dos formandos.
No decorrer da ação procede-se à avaliação formativa onde se pretende identificar eventuais desvios dos objetivos e reajustá-los.
No final da ação realiza-se o procedimento sumativo com avaliação de conhecimentos, competências técnicas e transversais adquiridas.
Taxa de assiduidade mínima não inferior a 90%, ou seja, permite 10% faltas justificadas ou injustificadas da carga horária total do curso.

A FEIJÃO é uma entidade certificada pela DGERT.
Após concluída a formação com aproveitamento, será emitido um Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho. Esta certificação será igualmente registada no Passaporte Qualifica do formando.
Possibilidade de emissão de declaração de frequência de formação, com respetivo registo de horas frequentadas, para formandos que não concluam o curso.