
- Carga Horária: 50H
- Área: Educação
- Forma de Organização: Presencial
Objetivos Gerais
No final deste curso os formandos deverão conhecer as necessidades educativas especiais de uma forma geral e ter a capacidade de selecionar estratégias mais adequadas mediante o perfil educativo da criança e as funções a desempenhar.
Objetivos Específicos
Identificar práticas de intervenção pedagógica com crianças e jovens com NEE
Apoiar a Intervenção pedagógica com crianças e jovens com NEE
Conteúdos Programáticos
Educação de crianças e jovens com necessidades educativas específicas
– Principais características
– Individualização e diferenciação pedagógica
– Probabilidade da transferência das aprendizagens
– Aprendizagem em tempo útil e com significado ao longo da vida
– Estratégias de desenvolvimento curricular numa perspetiva funcional
– Intervenção pedagógica com crianças e jovens considerando
– Estratégias
– Capacidades, expetativas e necessidades
– Ambientes naturais
– Competências que precisa de adquirir/desenvolver para realizar as atividades
Qualidade de vida
– Conceito de qualidade de vida
– Indicadores e dimensões
– Qualidade de vida ao longo dos diferentes ciclos de vida
– Participação ativa da família
Comunicação aumentativa e alternativa
– Comunicação aumentativa
– Comunicação alternativa
– Materiais e produtos de apoio para a comunicação aumentativa
– Sistemas de símbolos
– Produtos de apoio à comunicação
– Baixo desenvolvimento tecnológico
– Elevado desenvolvimento tecnológico
Mobilidade, manipulação e acessibilidades
– Tecnologias/produtos de apoio de acesso à mobilidade
– Tecnologias/produtos de apoio de suporte à manipulação
– Acessibilidade física e digital
Destinatários
Este curso destina-se a professores, educadores de infância, assistentes de ação educativa, auxiliares de educação, assistentes operacionais e técnicos de saúde cujo trabalho envolvam crianças e jovens com necessidades especiais, assim como a todos os profissionais interessados em desenvolver competências nesta área por motivos profissionais.
Modalidade de Formação
Formação Modular Certificada (FM).
Recursos Materiais e Pedagógicos
Sala de formação teórica, com dimensão e mobiliário adequado, condições ambientais e de higiene e segurança adequadas ao desenvolvimento da ação.
Recursos didáticos projetáveis (projetor de vídeo, tela, computador), dossier do formando e material de escrita.
Metodologias de Formação
Utilização conjunta de métodos expositivos e ativos, com recurso a diferentes técnicas pedagógicas potenciadoras da aprendizagem, designadamente: autodiagnósticos, autoanálise, roleplay, estudos de caso, entre outros. Pedagogia ativa e participativa, envolvendo treino individual de situações de trabalho realizado com crianças com NEE’s, estudo e simulação de casos. Cada formando poderá refletir sobre o seu perfil individual da função profissional que desempenha e trabalhar na evolução.
Metodologias de Avaliação
A estrutura definida para a metodologia de avaliação assenta num processo composto por três fases devidamente estruturadas, iniciando-se com um procedimento de diagnóstico, que tem como objetivo a identificação de conhecimentos e expectativas dos formandos.
No decorrer da ação procede-se à avaliação formativa onde se pretende identificar eventuais desvios dos objetivos e reajustá-los.
No final da ação realiza-se o procedimento sumativo com avaliação de conhecimentos, competências técnicas e transversais adquiridas.
Taxa de assiduidade mínima não inferior a 90%, ou seja, permite 10% faltas justificadas ou injustificadas da carga horária total do curso.
Certificação
A FEIJÃO é uma entidade certificada pela DGERT.
Após concluída a formação com aproveitamento, será emitido um Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho. Esta certificação será igualmente registada no Passaporte Qualifica do formando.
Possibilidade de emissão de declaração de frequência de formação, com respetivo registo de horas frequentadas, para formandos que não concluam o curso.