- Carga Horária: 8H
- Área: Desenvolvimento Pessoal
- Forma de Organização: Presencial
Objetivos Gerais
No final deste curso os formandos deverão ser capazes de reconhecer e descrever a importância das relações interpessoais para o desempenho da atividade e o bom funcionamento do grupo.
Objetivos Específicos
Compreender o que é o relacionamento interpessoal
Refletir sobre a importância de um bom relacionamento interpessoal
Identificar os fatores que influenciam a relação pessoal
Explorar o fator principal – EU
Reconhecer a importância da comunicação com os outros
Reconhecer a importância da comunicação pessoal e profissional
Conteúdos Programáticos
O que é o relacionamento interpessoal
A importância de um bom relacionamento interpessoal
Fatores que influenciam a sua relação interpessoal
Autoconhecimento
– O fator principal – Eu
– Lei Causa efeito
A Comunicação com os “Outros”
– Comunicação Positiva
– A comunicação com os outros
– Escuta Ativa na comunicação
– Inteligência Emocional
A Comunicação entre Eu, Nós e a Empresa
– Como melhorar o relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho
– Criar ambientes propícios à colaboração e entreajuda
Destinatários
Este curso destina-se a todos os profissionais que pretendem aperfeiçoar as suas competências interpessoais e relacionar-se de forma mais produtiva e eficaz com os outros, como por exemplo, pessoas que lidam com clientes, atendem o público em geral ou trabalham em equipa.
Modalidade de Formação
Formação contínua (OFP).
Recursos Materiais e Pedagógicos
Sala de formação teórica, com dimensão e mobiliário adequado, condições ambientais e de higiene e segurança adequadas ao desenvolvimento da ação.
Recursos didáticos projetáveis (projetor de vídeo, tela, computador), dossier do formando e material de escrita.
Metodologias de Formação
Considerando o perfil dos formandos e a natureza dos objetivos de aprendizagem, é fundamental que o formador faça uso dos métodos ativos à disposição, abordando os conteúdos programáticos de forma interrogativa, demonstrativa e experiencial, sempre que possível, para o melhor desenvolvimento das competências do programa e que perspetivem utilizar os conhecimentos adquiridos no quotidiano profissional.
Metodologias de Avaliação
A estrutura definida para a metodologia de avaliação assenta num processo composto por três fases devidamente estruturadas, iniciando-se com um procedimento de diagnóstico, que tem como objetivo a identificação de conhecimentos e expectativas dos formandos.
No decorrer da ação procede-se à avaliação formativa onde se pretende identificar eventuais desvios dos objetivos e reajustá-los.
No final da ação realiza-se o procedimento sumativo com avaliação de conhecimentos, competências técnicas e transversais adquiridas.
Taxa de assiduidade obrigatória 100%.
Certificação
A FEIJÃO é uma entidade certificada pela DGERT.
Após concluída a formação com aproveitamento, será emitido um Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho. Esta certificação será igualmente registada no Passaporte Qualifica do formando.