Segurança na Condução/Manobra de Máquinas em Obra

Conheça as regras e procedimentos de segurança na operação de máquinas em obra.
CANVA - Segurança na Condução-Manobra de Máquinas em Obra

Objetivos Gerais

No final deste curso os formandos deverão ser capazes de conduzir/manobrar máquinas em obra cumprindo as normas de segurança, tendo presente a legislação aplicável, e prevenindo os riscos inerentes à manobra deste tipo de equipamentos.

Objetivos Específicos

No final deste curso os formandos deverão conhecer os procedimentos ao nível da segurança no trabalho para uma correta manobração de máquinas em obra, tendo presente a seguinte legislação aplicável:
– Portaria nº 101/96, de 3 de Abril – Prescrições mínimas de segurança e saúde nos locais de trabalho dos estaleiros temporários ou móveis
– Decreto-Lei nº 50/2005, de 25 de Fevereiro – Prescrições mínimas de segurança e de saúde dos trabalhadores na utilização dos equipamentos
– Decreto-Lei nº 50/2005, de 25 de Fevereiro, artigo 32º
– Código do trabalho

Conteúdos Programáticos

Saúde e Segurança no Trabalho em Obra
Principais causas de sinistralidade
– Consciência de segurança
– Custos dos acidentes
– Consequências dos acidentes para o próprio e para terceiros
– Doenças profissionais
Prevenção de Acidentes no Trabalho
Procedimentos de segurança, condições de utilização dos equipamentos:
– Movimento de Terras – Fundações
– Retroescavadora
– Cilindros
– Máquinas perfuradoras
– Empilhadores
– Pá-carregadora
– Escavadora/Giratória de rastos ou pneus
– Pontes rolantes
– Plataformas elevatórias
– Gruas móveis
– Gruas torre
– Motosserras

Destinatários

Este curso destina-se a todos os profissionais que conduzam/manobrem diferentes tipos de equipamentos industriais destinados à elevação, transporte e colocação de diversos materiais em obra.

Formação contínua (OFP).

Sala de formação teórica, com dimensão e mobiliário adequado, condições ambientais e de higiene e segurança adequadas ao desenvolvimento da ação.
Recursos didáticos projetáveis (projetor de vídeo, tela, computador), dossier do formando e material de escrita.

Considerando o perfil dos formandos e a natureza dos objetivos de aprendizagem, é fundamental que o formador faça uso dos métodos ativos à disposição, abordando os conteúdos programáticos de forma interrogativa, demonstrativa e experiencial, sempre que possível, para o melhor desenvolvimento das competências do programa e que perspetivem utilizar os conhecimentos adquiridos no quotidiano profissional.

A estrutura definida para a metodologia de avaliação assenta num processo composto por três fases devidamente estruturadas, iniciando-se com um procedimento de diagnóstico, que tem como objetivo a identificação de conhecimentos e expectativas dos formandos.
No decorrer da ação procede-se à avaliação formativa onde se pretende identificar eventuais desvios dos objetivos e reajustá-los.
No final da ação realiza-se o procedimento sumativo com avaliação de conhecimentos, competências técnicas e transversais adquiridas.
Taxa de assiduidade obrigatória 100%.

A FEIJÃO é uma entidade certificada pela DGERT.
Após concluída a formação com aproveitamento, será emitido um Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho. Esta certificação será igualmente registada no Passaporte Qualifica do formando.