- Carga Horária: 4H
- Área: Desenvolvimento Pessoal
- Forma de Organização: Presencial
Objetivos Gerais
No final deste curso os formandos deverão ser capazes de entender os conceitos de incerteza e ansiedade e as suas causas, desenvolver competências pessoais, aprender técnicas para gerir a ansiedade, melhorar a capacidade de lidar com problemas, adaptar-se às mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão. Envolve pensamentos, atitudes e comportamentos que podem ser aprendidos e aperfeiçoados.
Objetivos Específicos
Reconhecer situações de incerteza e ansiedade no seu dia-a-dia
Identificar os seus sentimentos atuais (angústia, stress, medos) relativos à vida pessoal e/ou profissional
Identificar os mecanismos pessoais que utiliza
Conhecer estratégias e técnicas para trabalhar os níveis de incerteza e ansiedade
Aplicar individualmente as mais adequadas a si
Conteúdos Programáticos
A incerteza: o que é, natureza e causas
Reconhecer situações de incerteza e ansiedade no seu dia-a-dia
Autodiagnóstico do nível pessoal de incerteza e ansiedade
A ansiedade: o que é, e identificar dos mecanismos pessoais que usamos para gerar ansiedade (de forma inconsciente)
A autosabotagem
Mudança e ansiedade
Diagnóstico ao estádio atual dos níveis de ansiedade
Estratégias pessoais a utilizar para diminuir a minha ansiedade
Destinatários
Este curso destina-se a todos os profissionais que, individualmente, pretendam gerir situações de incerteza e ansiedade, tanto pessoal como profissionalmente.
Modalidade de Formação
Formação contínua (OFP).
Recursos Materiais e Pedagógicos
Sala de formação teórica, com dimensão e mobiliário adequado, condições ambientais e de higiene e segurança adequadas ao desenvolvimento da ação.
Recursos didáticos projetáveis (projetor de vídeo, tela, computador), dossier do formando e material de escrita.
Metodologias de Formação
Considerando o perfil dos formandos e a natureza dos objetivos de aprendizagem, é fundamental que o formador faça uso dos métodos ativos à disposição, abordando os conteúdos programáticos de forma interrogativa, demonstrativa e experiencial, sempre que possível, para o melhor desenvolvimento das competências do programa e que perspetivem utilizar os conhecimentos adquiridos no quotidiano profissional.
Metodologias de Avaliação
A estrutura definida para a metodologia de avaliação assenta num processo composto por três fases devidamente estruturadas, iniciando-se com um procedimento de diagnóstico, que tem como objetivo a identificação de conhecimentos e expectativas dos formandos.
No decorrer da ação procede-se à avaliação formativa onde se pretende identificar eventuais desvios dos objetivos e reajustá-los.
No final da ação realiza-se o procedimento sumativo com avaliação de conhecimentos, competências técnicas e transversais adquiridas.
Taxa de assiduidade obrigatória 100%.
Certificação
A FEIJÃO é uma entidade certificada pela DGERT.
Após concluída a formação com aproveitamento, será emitido um Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho. Esta certificação será igualmente registada no Passaporte Qualifica do formando.