- Carga Horária: 16H
- Área: Formação de Formadores
- Forma de Organização: Presencial
Objetivos Gerais
No final deste curso os formandos deverão ser capazes de utilizar ferramentas web que possibilitem a gestão de tempo, organização de trabalho e criação de atividades/recursos pedagógicos a serem utilizadas em contexto de sala de aula/formação presencial e/ou em contexto de formação a distância.
Objetivos Específicos
Reconhecer o impacto das tecnologias na educação e formação
Refletir sobre a importância de organizar o trabalho e gerir o tempo
Identificar ferramentas gerais para apoiar a gestão do tempo e do trabalho do formador/professor
Listar e explorar ferramentas aplicadas à criação de conteúdos pedagógicos
Conteúdos Programáticos
Módulo I – O potencial pedagógico das ferramentas web para a Educação/Formação (2H)
Módulo II – A importância da organização do trabalho e da gestão do tempo (2H)
Módulo III – Ferramentas web de utilização geral (6H)
Módulo IV – Ferramentas web de criação de conteúdos pedagógicos (6H)
Destinatários
Este curso destina-se a professores, formadores e outros profissionais que realizem formação e que pretendam explorar ferramentas para criar atividades pedagógicas.
Modalidade de Formação
Formação contínua (OFP).
Recursos Materiais e Pedagógicos
Sala de formação teórica, com dimensão e mobiliário adequado, condições ambientais e de higiene e segurança adequadas ao desenvolvimento da ação.
Recursos didáticos projetáveis (projetor de vídeo, tela, computador), internet, dossier do formando e material de escrita.
Os formandos deverão fazer-se acompanhar do seu equipamento informático para as sessões de formação, para uma melhor aplicabilidade das temáticas.
Metodologias de Formação
Utilização conjunta de métodos expositivos e ativos, com recurso a diferentes técnicas pedagógicas potenciadoras da aprendizagem, designadamente: autodiagnósticos, autoanálise e outros desafios que promovam a aplicação no contexto profissional. Formação centrada no formando, promovendo a autoaprendizagem. Pedagogia ativa e participativa, envolvendo treino nas várias ferramentas abordadas, individual e grupo.
Metodologias de Avaliação
A estrutura definida para a metodologia de avaliação assenta num processo composto por três fases devidamente estruturadas, iniciando-se com um procedimento de diagnóstico, que tem como objetivo a identificação de conhecimentos e expectativas dos formandos.
No decorrer da ação procede-se à avaliação formativa onde se pretende identificar eventuais desvios dos objetivos e reajustá-los.
No final da ação realiza-se o procedimento sumativo com avaliação de conhecimentos, competências técnicas e transversais adquiridas.
Taxa de assiduidade mínima não inferior a 90%, ou seja, permite 10% faltas justificadas ou injustificadas da carga horária total do curso.
Certificação
A FEIJÃO é uma entidade certificada pela DGERT.
Após concluída a formação com aproveitamento, será emitido um Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho. Esta certificação será igualmente registada no Passaporte Qualifica do formando.
Possibilidade de emissão de declaração de frequência de formação, com respetivo registo de horas frequentadas, para formandos que não concluam o curso.