- Carga Horária: 90H (34h presenciais, 7h síncronas, 49h assíncronas)
- Área: Formação de Formadores
- Forma de Organização: B-Learning
Objetivos Gerais
No final deste curso os formandos deverão ser capazes de entender, conhecer e aplicar ferramentas e competências para exercerem a atividade de formadores.
Objetivos Específicos
Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal
Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação
Refletir sobre o sistema de formação
Conteúdos Programáticos
MF1 – Formador: Sistema, Contextos e Perfil (10H)
MF2 – Simulação Pedagógica Inicial (10H)
MF3 – Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação (10H)
MF4 – Metodologias e Estratégias Pedagógicas (10H)
MF5 – Operacionalização da Formação: do plano à ação (10H)
MF6 – Recursos Didáticos e Multimédia (10H)
MF7 – Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem (10H)
MF8 – Avaliação da Formação e das Aprendizagens (10H)
MF9 – Simulação Pedagógica Final (10H)
Destinatários
Este curso destina-se a quem pretenda adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador. Os candidatos devem possuir habilitações de nível superior ou o 12º ano de escolaridade desde que tenham uma experiência profissional comprovada de, no mínimo, 5 anos. Excecionalmente, o IEFP pode admitir formandos com habilitações ao nível do 9º ano (carece de autorização prévia do CNQF – IEFP).
Modalidade de Formação
Formação contínua (OFP).
Recursos Materiais e Pedagógicos
Sala de formação teórica, com dimensão e mobiliário adequado, condições ambientais e de higiene e segurança adequadas ao desenvolvimento da ação.
Recursos didáticos projetáveis (projetor de vídeo, tela, computador), dossier do formando e material de escrita.
Registo enquanto formador no portal NETFORCE (portal pertencente ao IEFP) nas primeiras 24 horas da data de início do curso.
Metodologias de Formação
Considerando o perfil dos formandos e a natureza dos objetivos de aprendizagem, é fundamental que o formador faça uso dos métodos ativos à disposição, abordando os conteúdos programáticos de forma interrogativa, demonstrativa e experiencial, sempre que possível, para o melhor desenvolvimento das competências do programa e que perspetivem utilizar os conhecimentos adquiridos no quotidiano profissional.
Metodologias de Avaliação
A estrutura definida para a metodologia de avaliação assenta num processo composto por três fases devidamente estruturadas, iniciando-se com um procedimento de diagnóstico, que tem como objetivo a identificação de conhecimentos e expectativas dos formandos.
No decorrer da ação procede-se à avaliação formativa onde se pretende identificar eventuais desvios dos objetivos e reajustá-los.
No final da ação realiza-se o procedimento sumativo com avaliação de conhecimentos, competências técnicas e transversais adquiridas.
Em termos de assiduidade, é obrigatória a frequência do mínimo de 90% da componente presencial e das sessões síncronas, podendo frequentar as restantes 49 horas das atividades de componente de formação a distância assíncrona em qualquer horário, dentro da duração do módulo respetivo e a partir de qualquer lugar através da Internet em que deverá realizar o mínimo de 95% das tarefas/exercícios, incluindo todos os exercícios de avaliação.
Certificação
Após concluída a formação com aproveitamento, será emitido um Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional. O IEFP cobrará diretamente aos formandos o valor adicional de 50,00€ relativos a custos administrativos de emissão do CCP.