- Carga Horária: 8H
- Área: Enquadramento na Organização/Empresa
- Forma de Organização: Presencial
Objetivos Gerais
Dotar os formandos das competências necessárias para a devida valorização dos processos de recrutamento e seleção, no âmbito de uma adequada gestão de pessoas e de gestão por competências, assim como para o reconhecimento do seu impacto na marca corporativa.
Objetivos Específicos
Planear e desenvolver um processo de recrutamento e seleção alinhado com as competências e com a cultura corporativa
Selecionar as fases e técnicas mais adequadas às funções a preencher
Selecionar os candidatos mais ajustados de acordo com a gestão por competências
Conteúdos Programáticos
Princípios fundamentais do processo de recrutamento (imagem corporativa, redação de anúncios, comunicação)
Fontes de recrutamento
Recrutamento interno e externo
Proteção dos dados dos candidatos
Conclusão da fase do recrutamento
Etapas do processo de seleção
Planeamento da entrevista de seleção
Elaboração de guião de entrevista
Metodologia STAR
Conclusão da fase da seleção
Destinatários
Este curso destina-se a profissionais responsáveis pela admissão de novos colaboradores, que pretendam adquirir ou atualizar competências para organizar um processo de recrutamento e seleção.
Modalidade de Formação
Formação contínua (OFP).
Recursos Materiais e Pedagógicos
Sala de formação teórica, com dimensão e mobiliário adequado, condições ambientais e de higiene e segurança adequadas ao desenvolvimento da ação.
Recursos didáticos projetáveis (projetor de vídeo, tela, computador), dossier do formando e material de escrita.
Metodologias de Formação
Considerando o perfil dos formandos e a natureza dos objetivos de aprendizagem, é fundamental que o formador faça uso dos métodos ativos à disposição, abordando os conteúdos programáticos de forma interrogativa, demonstrativa e experiencial, sempre que possível, para o melhor desenvolvimento das competências do programa e que perspetivem utilizar os conhecimentos adquiridos no quotidiano profissional.
Metodologias de Avaliação
A estrutura definida para a metodologia de avaliação assenta num processo composto por três fases devidamente estruturadas, iniciando-se com um procedimento de diagnóstico, que tem como objetivo a identificação de conhecimentos e expectativas dos formandos.
No decorrer da ação procede-se à avaliação formativa onde se pretende identificar eventuais desvios dos objetivos e reajustá-los.
No final da ação realiza-se o procedimento sumativo com avaliação de conhecimentos, competências técnicas e transversais adquiridas.
Taxa de assiduidade obrigatória 100%.
Certificação
A FEIJÃO é uma entidade certificada pela DGERT.
Após concluída a formação com aproveitamento, será emitido um Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho. Esta certificação será igualmente registada no Passaporte Qualifica do formando.